Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

domingo, 23 de janeiro de 2011

Feitiço = Homenagem em dia de meu Aniversário



No dia hoje 23 de Janeiro que completo mais um aniversário quero agradecer aos meus grandes amores de criança e a razão da minha existência e felicidade de ter nascido e vontade e alegria de continuar a viver.
Quem vai para  o Rio abastece-se em terra

Esta é a verdadeira  produtividade  lucrativa de exportação. Comer o que se produz.
  Este feitiço próprio dos Rios
Envolto com segredos tais
        Douro teve amor dos meus Tios
    De Avós Irmãos e meus Pais


Assobiava o ventos nos anjerós
 Que trazia gratas recordações tais
Ouvindo  o clamar dos meus Avós
 Como minhas conversas com meus Pais

Vi no Barco um tal Timoneiro
Que com a espadela vinha a peijar
Era o Quim Ferreira, o Barqueiro
Que por mim neto, estava a chamar


Acordei vim ver à Janela
Vi as águas do rio a ondular
Então vi o tal barco à vela
Percebi  que não estava a sonhar

Remava o Agostinho Ferreira
Sempre com muita canseira
A ânsia era chegar à Sardinheira
Para levantar a sua Cabaceira 

Então a remar do lado direito
Do esquerdo  também a remar
Era para manter o barco direito
E minha Mãe na proa a comandar

Lá sempre sentada na chileira
Escoando  água com bartedouro
Vinha a minha avó Guida Ferreira
Deitando a água p´ró Rio Douro

Esta minha cumplicidade e amor recíproco com este rio que me viu nascer, já que pela ocasião do meu nascimento e pela cheia  que ocorria passava a sua margem a uma escassa centena de metros.

3 comentários:

Valdemar disse...

Morar numa casa com umas vistas destas é como se um gajo estivesse num cruzeiro... Belíssimas fotos!
Valdemar Alves

Tintinaine disse...

Parabéns mais uma vez!

Valdemar disse...

Entretido com as fotos... Esqueci-me de dar OS PARABÉNS AO FOTOGRAFO!
Valdemar Alves