Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Para onde vais Sporting?

Alcoolismo Agudo (ou embriaguez e Crónico
gatada2011.blogspot.com
Ser adepto, é um ser singular.
Estamos disponiveis para aceitar, vibrar com os triunfos do nosso clube, usa´-los como motivo de picardia para brincar com adeptos de outros clubes rivais.
É uma decisão tão emotiva e tão irracional que até se costuma dizer que um adepto pode mudar de familia, de religião, de partido, mas jamais abandonará o seu posto de combate pela sua equipa disposto a admitir mais um insucesso, a desculpá-lo e volta a acreditar.
Sou adepto do Sporting e  já fui sócio (quando estava em Lisboa).
Na minha meninice, os meus primeiros heróis foram o Azevedo, Jesus Correia, Travassos, Albano e Manuel Vasques, tendo-se seguido outros como Hilário, Carlos Gomes, Seminário, Yazalde, Manuel Fernandes, Vitor Damas, no atletismo Manuel Oliveira, Carlos Lopes e no ciclismo, João Roque e Joaquim Agsotinho e tantos e tantos outros.
O sofrimento é maior, quando hoje não se vê lucidez nas candidaturas que surgem, quando se precisava de ponderação fria, sensata e equilibrada.
Aquilo a que parece a que assistimos, é a total ruína desta construção simbólica.
A degradação a que se tem vindo a assistir é a de um clube que o encaminham acelaradamente par se tornar num drama igual aqueles em que vivem os ex-gloriosos Belenenses, Boavista, Salgueiros etc.
Não se vê lucidez nas candidaruras que surgem.
A euforia dos grandes erros apresentados como grandes feitos pré-eleitorais, quando se precisava de ponderação fria, sensata, e equilibrada, perante a ruína e desorientação.
Temo que o meu Sporting possa estar a continuar a estar no caminho do precipício.
Embora, mesmo que lá cheguemos, o leão continue sempre a brilhar no meu peito.
Tal no meu como no Francisco Moita Flores autor de parte deste artigo.

2 comentários:

Valdemar disse...

Tinha um familiar do Benfica que sempre que o seu clube perdia RECUSAVA JANTAR!... Cá por mim e desde miúdo que gosto muito do SCP mas chegar ao ponto de ser um fanático NUNCA!... E francamente, quando algum clube português joga no estrangeiro quero lá saber se é o Futebol Clube de Alguidares-de-Baixo ou se é o Benfica... EU QUERO É QUE A MALTA GANHE!
Valdemar Alves

Edum@nes disse...

Seu adepto do Sporting,
Do Morais te esqueceste
Quando nos falta a sorte
Tantos desgostos não mereceste.

Meu amigo Valdemar,
é assim mesmo a vida
Por muito reclamar
Não tem a resposta devida.

Um abraço do Douro ao Niassa
com paragem em Luanda.
Eduardo.