Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

quarta-feira, 9 de março de 2011

Desastre no Rio Douro = Cancelos/Sebolido/Penafiel e Midões/Raiva/Castelo de Paiva


Enganam-se todos aqueles que pensam que os Blogues apenas  só servem para atacar ou dizer mal, e esconder o que de positivo se faz.
Infelizmente à registar mais um acidente marítimo no Douro, não fosse a coragem ( e serem bons nadadores)de três dos quatro membros do Navio e estaríamos a falar de uma tragédia em que em vez de uma estaríamos a lamentar quatro mortes.
Sabemos que os avisos do uso de coletes não entram no pessoal do Rio ou do Mar, e isso por vezes torna-se fatal.
Nadar cerca de cem metros em água  fria  (e doce que se torna muito mais pesada e aumenta o esforço quando comparada com a salgada)) e com bastante roupa vestida não está ao alcance de muitos.
Infelizmente o que se afogou era um nadador de grande qualidade e alguma coisa terá ocorrido para que ele se tenha afogado.
Dois alcançaram a margem esquerda do rio para quem o sobe, tendo um sido socorrido por dois homens do Rio que se fizeram transportar no Barco Valboeiro "O Marinheiro" que indicou que um colega tinha seguido para um pouco mais a cima no chamado Ribeiro do Couço e que pelos seus próprios meios se deslocou até a uma casa na Quinta da Cortiça, o outro alcançou a outra margem e foi recolhido pelos Bombeiros de Melres os primeiros a chegarem ao local depois do barco Valboeiro.
Pena que as duas bossas que se soltaram do navio não tenham servido para o naufrago desaparecido a ter podido apanhar.
Os meios ali presentes o INEM, Bombeiros de Melres, Entre-os -Rios e Castelo de Paiva. um Helicoptero, Barco do Patrão do Navio Sr. José Oliveira, Polícia Marítima. Mergulhadores dos Bombeiros Sapadores do Porto e os meios de Comunicação Social visiveis RTP, TVI e Jornal de Notícias.
O alerta foi dado por um Senhor que ao acaso ali foi dar uma espreitadela do Mirante do Ribeiro do Couço.
Não poderei deixar de agradecer a todos os que contactei e lhes pedi para fotografar e me autorizaram.
Infelizmente e após quatro horas de intensas buscas pelos mergulhadores não foi encontrado o Corpo, o que segundo se julga não estará dentro do Navio.
Mergulhar debaixo do local do navio não é aconselhável, porque seria correr riscos enormes dado a situação em que o Barco se encontra.
Há familia que sofre a perda do seu familiar os meus sentidos sentimentos. Quanto aos outros desejo uma rápida recuperação e os votos sinceros que dentro do possivel venham a libertarem-se deste trauma.
A tragédia de hoje trouxe-me à memória a ocorrida no ano de 1969 no Rio Zambeze em Moçambique onde morreram 102 pessoas. Sabendo que um dos seus sobreviventes Manuel da Rocha Cardoso cada caso destes lhe transporta de novo forte trauma, que também ele supere isso rápidamente.
O Navio continuava a perder ar e a mergulhar a parte da Ré enquanto a Proa estava mais levantada.

1 comentário:

Tintinaine disse...

Foi uma pena não teres pescado o quarto náufrago. Ficaria o teu Barco Valboeiro com uma marca de sorte para toda a vida.