Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

terça-feira, 1 de março de 2011

OS PESCADORES

As Drogas e Álcool de Nelson Ned à Abstinência
gadata2011@gmail.com
A sabedoria popular dita que " Filho de Peixe sabe Nadar"
Somos alguns de nós  descendentes desses bravos pescadores que continuamos a honrar o ofício que foram exercidos pelos nossos pais e avós.
Nós os ex-pescadores do Sável, da Lampreia e do Peixe miúdo que temos como denominador comum o rio e uma paixão que se torna saudade que quando estamos afastados durante algum tempo se nos afigura uma eternidade...
" O Rio, ensinou-nos e continua a ensinar muita coisa e ainda hoje tenho saudades do pescado".
Foi o meu primeiro emprego a pesca do Sável, da Lampreia e do peixe miúdo com a Varga de Inverno, e a rede de Verão onde pescavamos o Barbo, Muge, Escalo, Voga e Enguia.
Hoje quando à falta de melhor vou revivendo essas gratas recordações a meio Rio pescando à Cana no meu Barco Valboeiro.
Parece-me que sinto o Rio dizer-me que um dia virá de novo a ser repovoado por espécies como naquele tempo.

Sem comentários: