Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Marinha ( Comportamento inaceitável ) = Como é possivel?

O que se passou na Escola de Fuzileiros e a forma como o assunto foi tratado é uma grave ofensa a todos quantos tiveram a honra de servir. na Aramada. Ela para a grandessíssima maioria representa algo  (jóia) de valor incalculável e jamais a merecedora de alguém a maltratar.
Quem acompanhou a evolução do propósito de abandalhamento nas instituíções militares a partir de 1975 tentando que os militares servissem pópósitos partidários e quanto mais passassem essa imagem para a opinião pública desse abandalhamento tanto melhor.
Até então, como seria  possivel  cenas destas terem lugar?
Qual seria o castigo?
Tantos foram parar ao forte e expulsos da Marinha por praticarem actos muito menos gravosos.
Nos muitos anos que me honro de ter servido a Armada jamais tive conhecimento que algum caso como este (ou parecido) tivesse ocorrido entre praças, e então com esta gravidade de humilhação, nem de perto nem de longe.
Não sei por quanto tempo este triste e repugnante episódio vai servir as Teelevisões, mas acredito que estará para durar.
Muito sinceramente sinto-me envergonhado.
Ver, ler e ouvir com aquleas cenas (que nem terceiro mundistas) a Marinha a ser badalada por punhado de bandalhos que nem de perto nem de longe representam a instiuição (Armada).
Mais grave ainda é que só agora lhes seja levantado um processo crime e que continuem a servirem a Instituição.
Os responsáveis deverão saber que a palavra honra e dignidade tem de ser cumprida escrupulosamente e no caso dos Fuzileiros criados em 1961 sempre fizeram jus a esta mesma honra e muitos a dignificaram pagando inclusivé e não foram poucos com mutilações e com a sua própria vida.
É tempo de dizer basta e os prevaricadores serem punidos exemplarmente.
Nós Marinheiros dignos desse nome e a nossa querida Armada, com pleno direito exigimos-lhes isso.

5 comentários:

Valdemar Marinheiro disse...

É bem verdade nomeei o Páscoa como meu acessor e acertei em cheio. O comentário e a respostas que ele dá ao Rosas é isso mesmo.
Lamentávelmente não posso comentar no blogue Moçambique nem de muito dos amigos, mas vou optar por fazer os comentários nos blogues que me é permito referênciando os Blogues e seus autores.
Já que a Montanha não vem a Maomé, vai Maomé ter com a Montanha. Percebe-se. Um abração

Valdemar Marinheiro disse...

Li o que escreveu o Virgilio depois de ter escrito este artigo subscrevo palavra o que fala o Filho da Escola.
Todos somos poucos para exigir jusriça e apelo ao Tintinaine que faça circular uma petição de repúdio a ser enviada entre outras à Asociação de Fuzileiros, Marinha etc.
Deve-se-lhe exigir um castigo exemplar. Os cinquenta anos e a dignificação d Marinhe exige.
Um Abração.

António Querido disse...

Alguns dos meus Amigos Fuzileiros sabem, eu apanhei 5 dias de prisão por estar de cabo da guarda, ao portão principal, e fui a casa à Quinta da lomba, vêr como estava a minha mulher, porque tinha ficado doente, e nem sequer pude recorrer, agora cometem um crime desta natureza, tornam isto público, parece que levaram 5 dias de detenção e com direito a recorrer, isto é envergonhar a Marinha e a todos nós que a servimos o melhor que pudemos, com disciplina, respeito e espírito de camaradagem, isto está tudo virado, já nada é o que era!

Valdemar disse...

Sinceramente o vídeo pareceu-me mais uma algazarra/brincadeira nos caserna do que outra coisa... Imagino que alguém tivesse trazido dos terra um aguardente dos medrônho... Faltou lá só a Joana dos Machava p'ra completar os Festa!
Valdemar Alves

António Querido disse...

Mas Amigo os festa, com Joana ou sem ela, era deles, não era para ser filmado e tornado público, estou mais contra isso, depois de vêr o vídeo que o "Tintinaine" meteu no seu Blog!
Um Abraço
Páscoa