Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

domingo, 31 de julho de 2011

Nova Etapa = Aprender a Conviver comuma Nova Doença

De há uns tempos a esta parte, que comecei a sentir em cada dia uma maior dificuldade em engolir os alimentos.Uma dor incomodativa, mas que era suportável.
Em Maio de 2010 fui fazer exames e foi detectado um pequeno problema que foi tratado, nada de grave.
A outra semana recebi os exames que tinha feito e os mesmos comprovaram que existia coisa de muito grave no meu Esófalo.
Fui encaminhado pelo meu médico de Familia Doutor Erpidio do Couto Canastro que me disse que não opinião dele eu teria de ser operado.
A sua previsão confirmou-se e depois de visto pelos cirurgiões e tratado de forma superior "que posteriormente se autorizado divulgarei os seus nomes" tenho estado a fazer exames apenas faltando fazer um para ele determinar se faremos tratamento primeiro, ou então se de imediato optará pela intervênção cirurgica.
O exame que me falta fazer: não é feito no Hospital onde estou a ser assistido, mas como foi pedido com  urgência, certamente serei chamado brevemente para o fazer.
Segundo o senhor cirurgião este problema do Esófalo, é como o Melão de Almeirim: só depois de aberto zse pode avaliar.
Não sei: nem isso me preocupa, como tudo se irá passar o que a mim me importa é poder ajudar e ser ajudado nesta nova frente.
Fica uma certeza da minha parte  que vou continuar a pedir uma dia de cada vez, vivendo esse dia com grande intensidade como se do último se trata-se.
Felizmente que para ter vida é preciso nascer, mas também é sabido que tudo o que nasce morre.
Existe um tempo entre ambos:- Pode sentir-se  feliz  quem o soube viver e fez neste período algo pelo próximo.
Vou continuar a viver o meu dia a dia e não será o facto de padecer desta maléfica doença que me vai abater, antes espero poder partilhar o meu dia a dia, para  assim poder ajudar outros sofredores.
Sei por experiência que passarei a receber muito mais do que o pouco que possa via  a dar.
Sou feliz por ter nascido.
Espero que esta seja a primeira conversa de muitas outras.
Crer é poder. Acreditar e ser prestável.
A minha Fé.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ó Amigo Valdemar, espero que não seja nada de grave e que seja tratado o mais rápido possivel, claro que as coisas não são tão rápidas como queriamos, mas espera-se que não tardem a fazer o tal exame que falta, pois quanto mais tempo mais uma Pessoa anda apensar o pior, pelo menos comigo é assim.
Que corra tudo como desejas
Um abraço
Virgilio Miranda

Piko disse...

Oh conterrâneo amigo não gostei da notícia que aqui deixaste... Mas também sei que és um lutador e que vais fazer o que os especialistas de saúde te vão indicar! Tenho um irmão com menos nove anos que teve um caso difícil no esófago... Foi operado vai a caminho de cinco anos em Coimbra (excelente equipa de operadores) e retomou o trabalho passado ano e meio da opreção e está perfeitamente bem!
E é quanto posso dizer-te Valdemar! Se precisares de alguma informação sobre aquela unidade hospitalar diz que falo de imediato com esse meu irmão.
Um abraço e sempre ao teu dispor!