Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

quinta-feira, 10 de março de 2011

Salvamento no Rio Douro

Homens do Rio = Os velhos lobos do Rio não salvam por interesse mas por dever


Infelizmente para o primeiro, "o Manuel Sousa" não foi fácil viver mais este dia trágico, pois ele já perdeu a sua primeira esposa e um Irmão com o rebentamento de uma granada que ali veio parar e veio a rebentar e ceifar a vida aos dois.
O Zeca que estava a fazer o caldito ao aperceber-se da tragédia ocorreu ao cais e ambos no Barco Valboeiro "O Marinheiro" pertença do Valdemar Ferreira Marinheiro se deslocaram ao local onde o Navio adornou (virou) e ainda a tempo de poderem socorrer um dos naufragos que se encontrava agarrado a umas fragas sem hipótese de lá poder saír e ainda indicar aos Bombeiros Voluntários de Melres e Entre-os-Rios, para onde teriam nadado os outros dois naufragos.
Infelizmente cada vez este tipo de barcos são menos, e aqui onde já os houve às dezenas no tempo em que não havia a Barragem Lever /Crestuma hoje nas duas margens Cancelos/Midões na água apenas existe este exemplar e um outro em terra. Como uma vida humana não tem preço, valeu todo o esforço que tenho feito para o continuar a ter: Isso também o devo ao falecido e saudoso Manuel Sousa (Baloca) e ao Manuel Sousa (Barulho) que se vê na foto em cima.

Sem comentários: