Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Rio Mau/Sebolido = Histórias de outros tempos, mas que a memória não deixa que se apaguem.

Foto eu e o Monitor António Leites
blogue
http:// grupaltrabs.blogspot.com
Lutar pelos direito que nos assiste, é um dever de cada um que se preza e se orgulha da sua terra.
Protagonista de uma linda história que passados cinquenta anos não prtendemos na altura humilhar ou ofender ninguém, mas apenas e só defender aquilo que era nossa convicção ser justíssimo.
Nunca o povo de Rio Mau se sentiu bem por Sebolido ser a Freguesia e Rio Mau lugar dela. Provam os escritos de  Ricardo Sousa Ário e outros. Por stranho que pareça excluída esta pretensão nutria uns pelos outros uma sã amizade e camaradagem e travaram lutas em conjunto em prol da liberdade, contra o regime tirano de Salazar e seus acólitos. A exemplo o Sindicatos dos Barqueiros localizado em Rio Mau e com Barqueiros de Cancelos inclusivé o meu pai Agostinho Ferreira.
Quero pertencer à nova freguesia de Rio Mau e quero ser ajudante do novo registo civil
O Presidente da Junta
Burro


Se um Burro deu no que deu!!!! Ou seriam dois....
Tinhamos conhecimento da vontade de um e outro lado os de Sebolido ou melhor a parte de cima e até Cancelos, defendiam com unhas e dentes a Freguesia de Sebolido, os do Lugar de Rio Mau defendiam que não só deveriam ser Freguesia, como ainda aniquilar a Freguesia de Sebolido que deixaria de o ser, e  passaria a lugar da nova freguesia, pois segundo eles não havia razão que justificativa para que Rio Mau que era mais habitacional, com melhores estruturas e mais cultural: Exemplo:- Banda de Música, Centro de Trabalhadores etc., Também tinham o Presidente da Junta e quando lhes convinha inclusivé o Regedor (a exemplo o Sete Balas). Não lhes interessava que tivessem voluntáriamente se desvinculado da Freguesia da Santa Eulália de Pedorido e por vontade própria dos seus maiorais integrarem-se na recem-criada freguesia de Sebolido, ( mas quando a Esmola é grande, o pobre desconfia)que se tinha desvinculado da Freguesia de Canelas.
Esta Pretensão das gnetes  Rimauenses vinha desde a inclusão na citada freguesia de Sebolido.
Nas conversas entre nós pescadores de Rio Mau/Sebolido, essa pretensão era avançava varias vezes e a resposta pronta dos pescadores de Cancelos, defendendo a continuidade. (Todos grandes amigos: e, eram-no mesmo), mas isto de defender as suas terras cada qual puxava a brasa à sua sardinha. Com muita maior força os de Rio Mau, pois eram e ainda o serão na sua grande maioria das Gentes que conheço que mais amor dedicavam à sua terra. Justiça lhes seja feita. Também os de Cancelos adoravam Cancelos, mas a sua ligação a Sebolido  era menor, já que tudo se processava via Rio.
No que deu o Burro!!!
Num belo Domingo por volta das cinco da tarde em princípios de Janeiro acontece. provávelmente  por mera coincidência (ou talvez não?) um grupo de solteirões como assim eram chamados com o animal.
Continua seguidamente
Nota: - Que me desculpem por alguma coisinha os meus amigos de Rio Mau, porque sabem que gosto deles, já gostei dos seus antepassados e semanalmente atravesso e paro na Freguesia e depois podem trancar o Douro e fico imerso em Cancelos.
Tintinaine, o preto apgo depois, isto é motivado pela hora, quando mais queria que tivessem perdido os dois e o Benfica ganhou.

1 comentário:

Edum@nes disse...

As historias de outros tempos, as guerras de hoje. Eram as disputas pelas freguesias que os governos de, hoje, querem reduzir. Penso e tenho a certeza que não vai ser de forma alguma aceite pelas populações. Estes políticos tudo fazem para destruir o pouco que o povo ainda tem. Enquanto os não reduzirem a uma profunda miséria não vão parar.
Falo de todos em geral.
Um abraço
Eduardo.