Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

De Midões/Cancelos a Metangula = Paixão e Amor

Paixões e Amores
Muito terá contribuído o meu amor aos locais onde nasci e cresci.
Na minha terrá há Rio, há Montes e há Fragas.
Quem tem o privilégio de conhecer aquele cantinho, jamais o esquecerá!!! A partida de Vila Cabral em coluna militar rumo a Meponda!!! Uns quilómetros antes de chegar-mos junto ao Lago depara-se com uma paisagem deslumbrante e por demais maravilhosa. Mesmo naquele  tempo de alto risco pela guerra de guerrilha que assolava e que por ali se alastrava por aqueles locais, ao avistar-se o estuário do Lago, de imediato o frenesim desaparecia. Fácil comparar depois de saírmos a barra em Lisboa, andarmos a navegar com forte temporal e no regresso, quando somos avisados que já se avista o Cristo Rei em Almada. Ao ser dado o alerta de Cristo Rei à vista já não havia enjoo nos marinheiros, o mesmo que acontecia ao avistar-se aquele maravilhoso Lago Niassa, o frenesim num ápice evaporava-se.
Navegando nas águas desse mesmo Lago com destino a Metangula, quando nos apróximamos da Base Naval, depara-se com uma foto reprodutiva das minhas aldeias. Ali se situa implantado o célebre Monte Tchifuli, na sua encosta a Povoação  e um pouco afastado do morro a Base Naval.
Também ali há uma maravilhosa praia por demais atractiva e convidativa  "a praia de  Metangula" para uns bamhos de Sol e o convite para umas braçadas e uns mergulhos, ainda a Formiga de asa (o Coco)  " com os nativos a estender tudo o que dispunha para os aproveitar e depois deles se alimentarem. Isto trazia a recordarção do Areio de Midões e praia de Cancelos e o Coco à noite a atraír ao areio e que serviria de ísco para a pesca  à cana do peixe miúdo. Tal como no Lago.
Foi no Lago que para matar saudades da ausência prolongado do meu Rio Douro, com o qual nasci e cresci, que aprendi com as águas do Lago a  pervceber a terafia da sua fala.
Hoje comunico com o Mar, Rio e Lago e percebo e sei interpretar as suas mensagens, não sei se será intuição ou alucinação, o que sei é que mantemos um diálogo de cumplicidade de enorme saudade, amor e paixão.
Vivo com este amores a qualquer do dia ou da noite tal como quando estava ou estou junto deles.
Os Amigos são a familia que escolhemos.

1 comentário:

Tintinaine disse...

Três amores tenho eu
Neles penso noite e dia!
E a sonhar adormeceu
E a sonhar acordaria!