Do Rio Douro ao Lago Niassa - Confidências de um Pescador/Marinheiro

domingo, 9 de janeiro de 2011

O Burro Afanado estava Mijo

Andou o meu amigo Arlindo um Puto da Mouraria. Filho da Ti Arminda Peixeira vendedeira na Praça da Ribeira, e enteado do João "Ratão,um artistão do conto do Vigário, que fazia os Comboios de Santa Apolónia" . Muitas e saborosas caldeiradas de Peixe e Fragatadas  fui comer com ele a casa da sua Mãe Ti Arminda na citada casa da Mouraria.
Eu e o Arlindo tornamos conhecidos e grandes Amigos, quando ele passou a viver com uma Agá a "Farrusca" e no quarto ao lado que antigamente funcionava, quando  a casa das Tias ainda eram autorizadas e como sala de espera, e que depois foi dividido em quartos em Madeira de Tabique, o que permitia ouvir-se tudo de uns para os outros. Se por um lado era super bom, por outro era complicado era sempre a aviar," Pimba no malho" mas isto é tema, para outro texto.
Voltando ao tema original, as coisas não estavam a correr de feição, e mesmo que o Arlindo fosse um bom Tanga e bom Folgador a trabalhar com o Terno,nada fucionava, então decidiram cortrolar o Burro de  uma Pensão e afaná-lo. Em mèdia fazia de Caixa uns 100 contos por dia, que encerrava cerca da meia noite e normalmente o graveto ficava lá fechado no Burro.
Controlaram tudo ao pormenor e a maneira perfeita de não dar estrilho.
Assim fizeram: -Carregaram o Burro (Cofre), abriram-no e azar dos azares, ele estava totalmente Mijo (Nem Tostão). Nessa noite como a adivinhar tinham levado o Graveto.
 Então, começaram a pensar o que  deviam fazer para o fazer desaparecer e assim evitarem as impressões digitais.
Estava na hora do último Cacilheiro para a Cova da Piedade o das 2 e meia da matina, apanharam um Táxi no S. Pedro de Alcântara e decidiram apanhar o Cacilheiro, para  quando chegassem ao largo no Tejo, deitarem-no a nadar e ele dar um mergulho.
Mas quando saíram do Táxi, estava a Judite  (Polícia Judiciária), que os cassou com a boca na Botija. Foram presos e enviados para o Palácio do Conde Andeiro (Prisão do Limoeiro), onde foram condenados a oito meses de Prisão.
Quando a sorte não penetra!!! Três na Peida e etc.
A Farrusca enquanto ele esteve encanado (preso) sempre foi visitá-lo e levava-lhe cracanhol, mas claro a Gaita dentro das calças não faz filhos e a Farrusca  não podia viver sem homem, resolveu passar a andar com o Crikas de estimação e aquele que o Atlindo não suportava nem um bocadinho ( Krikas o substituto que quando se andava cabreado (zangado) elas íam dando-lhe umas baldas à borla e pagando umas bebidas). Só que, ele era precisamente o pior que ela podia ter arranjado e como tal o Arlindo não aceitou essa traição e vai daí a vingança sexual !!!!
Segue a história e outras  em próximos episódios.

2 comentários:

Valdemar disse...

ESTA HISTÓRIA TÁ DEMAIS!... Mas essa do João Ratão "fazer os comboios de Santa Apolónia"... ESTÁ SUPER!... E imagino que por estas e por outras, mesmo um bom rapazinho amigo de ir à missa e tudo... mas que seja natural de Lisboa... ESTÁ FEITO AO BIFE E PAGA-AS POR TODOS!
Valdemar Alves

António Querido disse...

Estou seguindo, venham os outros episódios!